Eleição de nova diretoria da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) - Santa Tereza Tem
Logo

Eleição de nova diretoria da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST)

Eleição para nova diretoria da ACBST, no dia 5 de dezembro, domingo, de 8h às 17h

Duas chapas estão concorrendo para dirigira a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) para o biênio 2021/2023.

O processo eleitoral havia sido adiado, devido à pandemia, de acordo com a Comissão Eleitoral. Entretanto, com a queda nos índices de contaminação pela Covid 19, a Comissão decidiu realizar as eleições agora, no dia 5 de dezembro, com todos os cuidados. É obrigatório o uso de máscaras. Para evitar aglomeração e facilitar a votação dos moradores serão instaladas duas urnas.

Locais de votação

Praça Duque de Caxias
Rua Conselheiro Rocha, 2300, sede do GASS, na Vila Dias.
Horário: de 8h às 17h, quando as urnas serão fechadas.

Quem pode votar

Moradores e comerciantes de Santa Tereza, de posse dos seguintes documentos:

Moradores: Devem se identificar com documento de identidade e comprovante de endereço recente (conta de água, luz, telefone, cartão de crédito, etc).

Comerciantes: documento de identidade do sócio, contrato social, comprovante de endereço recente em nome da empresa.

Comissão eleitoral

Clair José Benfica – Presidente
Sônia de Souza Lima – Membro
Júlio César Scarpelli – Membro
Jussara G.F. Vilaça de Pardo – Membro

Conheça as chapas inscritas:

Chapa 1-Santa Tereza Plural


Presidente
Hernany Mendes de Faria Pinto

Vice Presidente
Sílvia Patrícia Souza de Oliveira

1ª Secretária
Ana Lucia de Macedo
2ª Secretária
Lincoln Avelino de Barros

1ª tesoureira
Juliana Teixeira Gonçalves
2º tesoureiro
Pedro de Souza Lima

Conselho Consultivo
André Roberto Melo Silva
Ricardo Luiz dos Reis Lima e Silva
Mariana Fonseca Freitas
Sérgio Munir Colina Mitre
Patrícia Aparecida de Brito

Conselho Fiscal Efetivo
Gláucia Cristine Martins de A. Vieira
Roselane Andréa da Silva
Bernardo Vasconcellos Caldeira Brant

Conselho Fiscal Suplente
Helena Lúcia Menezes Ferreira
Rafael Barros Gomes
Karoline Teixeira Melo

Hernany Mendes de F.Pinto

Presidente
Psicólogo e educador. Atua na área clínica e em projetos sócio culturais há 26 anos. Coordenador na ONG Corpo Cidadão ( a entidade filantrópica leva arte a milhares de crianças e jovens). Desenvolve o projeto Memória e Afetividade com pessoas idosas. Junto com Roberto Fausto criou e cuida do jardim na Rua Conselheiro Rocha, em frente à Pç.Ernesto Tassini. Um dos criadores do Bloco dos Pescadores e da Liga de Blocos de Santa Tereza (Si-Liga).
Mora na Rua São Gotardo, há 15 anos em Santa Tereza.

Hernany Mendes de Faria Pinto

Chapa 2-Integração por Santa Tereza

Presidente
Carlos Alves Rocha

Vice Presidente
Franz Lima Petrucelli

1º Secretário
Ednando Eugenio Soares Campos
2º Secretário
Wanderley Fernando Rocha

1ª tesoureira
Vera Cristina Ferreira Rocha
2º tesoureiro
Heitor Rodrigues de Almeida

Conselho Consultivo
Valdir Dias Ferreira
Izaias dos Santos Pitorra
Leonardo de Freitas Lima Silva
Pedro Antonio Alves dos Santos
Michel Santos Couto

Conselho Fiscal Efetivo
Arlene Maria Adjuto Pinheiro
Luiz Carlos Cabreira Bandeira
Bruno Santos Pinheiro

Conselho Fiscal Suplente
Glaysson da Silva Chagas
Elmir Oliveira dos Santos
Ricardo Silva Costa

Carlos Alves Rocha

Presidente
Professor na área de esporte e empreendedor social desenvolve diversas ações e projetos sociais voltadas para o empoderamento tanto da mulher, quanto do homem.

Vem desenvolvendo, desde 2016, ações de doações de cestas básicas, carnes, livros, brinquedo às pessoas carentes, gerando qualidade de vida aos beneficiados.

Mora na Gabro, há 25 anos em Santa Tereza.
.

Carlos Alves Rocha

Conheça as propostas de cada chapa abaixo:

Programa da chapa 1: Santa Tereza Plural

Santa Tereza é um polo de diversidade. Seu Conjunto Urbano, reconhecido como patrimônio cultural de Belo Horizonte, convive com quilombos, vilas, tradição, boemia e muita cultura -música, cinema, dança, poesia, circo, teatro, cerâmica, artesanato, agroecologia, gastronomia e arquitetura. Junto com a boa localização e tranquilidade para morar, formou um modo de vida especial.

Na proteção ao bairro, viabilizada por instrumentos legais como a Área de Diretrizes Especiais (ADE) de Santa Tereza e, fundamentalmente, pela mobilização de seus moradores, a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) tem exercido um papel importante nas últimas gestões, desde 2014.

A Chapa 1 dará continuidade ao trabalho das três diretorias anteriores da ACBST. Agora com novas pessoas comprometidas com o bairro, vamos lutar para garantir as conquistas e ampliá-las, visando à preservação do meio ambiente, da qualidade de vida e da boa convivência em Santa Tereza.

ÁREA DE DIRETRIZES ESPECIAIS/ADE

A preservação das características de ocupação urbana, de vivência e qualidade de vida do bairro depende, do ponto de vista legal, da Área de Diretrizes Especiais, que protege o bairro da especulação imobiliária. Sua defesa é ponto fundamental da Associação.

VILA DIAS E VILA SÃO VICENTE

Quase 10% da população do bairro mora nas Vilas Dias e São Vicente, em condições desiguais. A efetivação de direitos urbanos para estes moradores é nossa prioridade. Vamos buscar maior aproximação e diálogo, afim de compreender suas demandas e atuar em conjunto para as melhorias necessárias, como a execução do Plano Global Específico (PGE), realizado entre os anos de 2013 e 2014 pela URBEL.

SEGURANÇA NO BAIRRO

Daremos continuidade ao trabalho das gestões anteriores na busca de soluções e ações preventivas com relação à segurança, trabalhando em conjunto com o poder público, Polícia Militar e Regional Leste.

SOM DOS BARES

O equilíbrio entre o funcionamento dos bares e a tranquilidade dos moradores é um ponto crucial na qualidade de vida do bairro. Vamos continuar o trabalho com os grupos de moradores e donos de estabelecimentos na busca de soluções adequadas para todos.

MERCADO DISTRITAL

A luta das organizações ligadas ao Coletivo Mercado Vivo+Verde, apoiada pela ACBST, culminou na concessão do Mercado à iniciativa privada, respeitando grande parte dos princípios e diretrizes defendidos por aquele Coletivo. O Mercado Distrital deverá funcionar como um ponto de fomento e referência no campo da produção agroecológica, de serviços e de espaço cultural, de encontro e lazer comunitários. Estaremos presentes no acompanhamento de sua implantação e funcionamento.

MELHORIAS URBANAS

Descarte de resíduos: Continuar o trabalho em parceria com a Rede Lixo Zero Santa Tereza (RLZST), apoiando as ações de expansão da coleta seletiva solidária no bairro que promovam responsabilidade ambiental por meio da reciclagem, compostagem, economia circular e solidária. Continuar junto ao Serviço de Limpeza Urbana o diálogo para melhorar a limpeza do bairro e realizar ações educativas para contar com a colaboração de moradores, estabelecimentos comerciais e frequentadores para a destinação correta do lixo.

ARBORIZAÇÃO: Continuar o trabalho em parceria com o Arboriza BH, apoiando as ações para rearborização do bairro.

TRÂNSITO: Manter o diálogo com os órgãos municipais para melhoria do trânsito, especialmente nas esquinas, onde é comum acontecerem acidentes.

POLÍTICA SOCIAL

Vamos intensificar as parcerias com a Pastoral de Rua e Pastoral da Saúde, no sentido de apoiar ações de melhoria das condições de vida das pessoas assistidas por essas entidades.

Continuaremos a apoiar os Quilombos Souza e Família Matias, na luta pela garantia de seus direitos e permanência em seus territórios.

Programa da chapa 2 – Integração por Santa Tereza

1- Promover a interação entre todos os moradores do bairro por meio de atividades artísticas e culturais.

2 – Preservação da identidade urbanística e cultural do bairro.

3 – Segurança: Acompanhar as ações do poder público e atuar na busca de soluções e ações preventivas.·. Por meio das conversas com os órgãos de segurança pública, proporcionar aos moradores e comerciantes do bairro, orientações atualizadas sobre as ações preventivas que serão implantadas.

4 – Mercado Distrital: dialogar com a prefeitura de forma permanente para reabertura do Mercado Distrital de Santa Tereza. A vontade é que seja um ponto de fomento da produção agroecológica com prestação de serviços, além de espaço cultural, de encontro e lazer comunitários e realização de feiras, gerando aumento de renda e criação de empregos.

5 – Projeto Lixo ZeroContinuar o trabalho em parceria com a Rede Lixo Zero Santa Tereza (RLZST), apoiando as ações de expansão da coleta seletiva solidária no bairro, posterior reaproveitamento e reciclagem do lixo. Desejamos que Santa Tereza seja o primeiro bairro Lixo Zero do Brasil.

6 – Buscar alternativas junto aos órgãos competentes para ter mais horários de chegada e de partida dos ônibus do bairro (9103 e 9210), com o objetivo de diminuir o tempo de espera do passageiro no ponto de ônibus, até mesmo para manter a segurança no distanciamento devido a pandemia.

7 – Conversar com os moradores sobre as demandas eventuais que possam surgir e fiscalizar o cumprimento das demandas já existentes.

Anúncios