Reunião da Rede Santa Tereza sobre bares - Santa Tereza Tem
Logo

Reunião da Rede Santa Tereza sobre bares

“Ninguém quer fechar bares, apenas que a lei seja respeitada”

Ninguém quer fechar bares ou atrapalhar o ganha pão das pessoas, mas a lei precisa ser respeitada, pra que todos possam viver em harmonia. Foi essa a conclusão e a busca de uma solução adequada dos participantes na terça, 24 de maio, foi realizada a 2ª Reunião da Rede Santa Tereza, pra tratar dos problemas causados por alguns bares, como música alta, barulho, lixo e cadeiras nas ruas.

O encontro, realizado no dia 24 de maio, na Regional Leste em Santa Tereza, foi uma iniciativa da Diretoria Regional de Assistência Social Leste junto com a Associação Comunitária de Santa Tereza (ACBST), foi mediado por Ricardo Gorchacov (Diretoria regional de Assistência social leste – DRASL). Estiveram presentes 30 pessoas, entre integrantes da ACBST, da fiscalização da Regional Leste, moradores e representantes de bares e restaurantes do bairro. 

No início alguns moradores colocaram seus pontos de vista e reclamações, em relação ao barulho, música alta, mesas e cadeiras fora dos passeios e o lixo deixado nas ruas em volta dos bares. Um dos pontos importantes foi que ninguém quer fechar bares, que geram renda e emprego para centenas de pessoas e inclusive para os músicos, apenas que a lei do Código de Posturas Municipal seja respeitado. E que só assim poderá haver uma boa convivência entre moradores, proprietários dos bares e seus frequentadores.

Os representantes dos bares presentes, La Crepe, Mercado da Boca e Bar Travessia e Ateliê cultural também se posicionaram a favor de um diálogo com a população. Infelizmente apenas estes três estabelecimentos estiveram presentes.

Entre as várias sugestões apresentadas, a criação de um diálogo franco com os proprietários dos estabelecimentos para que se adaptem de forma a atender seu trabalho e ao mesmo tempo não prejudicar o sossego dos moradores. SE a tentativa não der certo, há de se procurar outros caminhos.

Segundo Hernani Mendes, presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), “não há nenhum interesse em prejudicar os bares, mas também a população não pode ser sacrificada. Então o caminho pensado a partir dessa 2a reunião foi conhecer melhor a solução encontrada entre moradores, bares e regional do bairro União, que foi citado como um possível exemplo de convivência, conversar com os diversos atores e voltar a reunir para adaptar ou não para Santa Tereza”.

Então a proposta é procurar os proprietários dos bares e abrir o diálogo para encontrar uma solução conjunta que atenda a todos de forma harmônica. Se não der certo, novos caminhos serão pensados.

O que é a Rede Santa Tereza

A Rede tem como objetivo criar um espaço para uma conversa e discussão livre entre os integrantes da comunidade e a partir de encontros mensais traçar estratégias conjuntas para soluções dos diversos problemas vividos pelos moradores do bairro.

 As reuniões são mensais, sempre na quarta 3ª feira de cada mês, onde são discutidos temas específicos, de acordo com a demanda apresentada à Associação.

As demandas para a Associação podem ser passadas pelo Instagram ou a Página do Facebook.

Anúncios