Exposição “Caleidoscópio” de Carolina Ponte - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição “Caleidoscópio” de Carolina Ponte

21 outubro as 09:00 4 dezembro as 18:00

Livre

A dotART galeria realiza sua primeira exposição desde o início da pandemia com obras da artista Carolina Ponte. A mostra individual “Caleidoscópio” será lançada com visitas guiadas pela artista, nos dias 21 e 22 de outubro e fica disponível para visitação gratuita até 04 de dezembro.

Será a estreia da artista na capital mineira e também sua primeira exposição somente de cerâmicas inéditas. “Meu interesse em trabalhar com a cerâmica veio desde 2012, quando fiz minha primeira peça. Tenho curiosidade pelo fazer tradicional e me interessa trazer essa informação para o meu trabalho. Quando o curador Wilson Lázaro me convidou para pensar numa exposição só desse meio achei que seria um momento interessante para mergulhar no processo. As obras foram criadas a partir das referências à ornamentação que já trago nos meus trabalhos em desenho e crochê e ao fazer tradicional da cerâmica. Fui misturando as referências e como num caleidoscópio as peças foram surgindo através dessa colagem de elementos”, conta a artista.

De acordo com o diretor artístico da galeria, Wilson Lázaro, o suporte escolhido exige que o artista toque o material a fundo e permite que a obra toque as pessoas. Carolina Ponte foi responsável por todos os processos de criação e produção das obras que compõem a mostra, desde o conceito e moldar a cerâmica até a queima e pintura das peças.

A mostra também reabre uma ampla discussão sobre as diferenças entre decoração e arte decorativa. Como principal distinção, o diretor explica que a arte decorativa vem da Roma antiga, está sempre no pedestal, você tem que olhar para ela.

Sobre Carolina Ponte
O trabalho de Carolina Ponte (Salvador, Brasil, 1981) tem como referência principal a integração de práticas populares ornamentais à produção contemporânea. O crochê o desenho e a cerâmica são os principais suportes utilizados pela artista, que explora também a combinação entre distintas padronagens, cores e ritmos em obras com forte inclinação para instalações. A artista vive e trabalha em Petrópolis, Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Exposição Caleidoscópio – Carolina Ponte
Abertura: 21 e 22 de outubro, das 10h às 18h
Visitas guiadas e conversas com a artista.
Visitação: até dia 04 de dezembro
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h | sábado, das 10h às 13h
Local: dotART galeria (rua Bernardo Guimarães, 911, Savassi, Belo Horizonte)
Entrada gratuita
Informações: (31) 3261-3910

Anúncios