Festival Cinecipó – Festival do Filme Insurgente - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Festival Cinecipó – Festival do Filme Insurgente

7 dezembro as 08:00 22 dezembro as 17:00

10ª edição do Cinecipó – Festival do Filme Insurgente, de 7 a 22 de dezembro, online e gratuito

Com 33 curtas e três longas nacionais e internacionais, divididos em quatro conjuntos, o evento ressalta a potência da vida em tempos neoliberais-fascistas e oferece debates e oficinas Clique aqui para ver a programação completa

Em 2021, o Festival Cinecipó completou uma década e de 7 a 22 de dezembro, será realizada a 10ª edição do Cinecipó – Festival do Filme Insurgente, online e gratuita, exibindo filmes da recente safra brasileira, principalmente, e também internacional, selecionados pela curadoria do evento. Mais informações no site www.cinecipo.com.br e no Instagram @cinecipo.

Em busca de pluralidade e diversidade, a 10ª edição do Cinecipó, durante 15 dias apresentará filmes insurgentes com o objetivo de ressaltar a potência da vida em períodos difíceis, nos quais forças governamentais e empresariais neoliberais-fascistas tentam conduzir à exaustão e à morte os seres viventes, sejam eles humanos ou não humanos, como forma de obterem ainda mais lucro.

“Importante relembrar os mais de 600 mil mortos até o momento nesta pandemia de COVID-19, grande parte delas evitáveis caso vacinas tivessem sido negociadas a tempo pelo governo federal. Todos nós perdemos parentes, amigos e familiares de amigos, de forma que um luto coletivo nos marca e nos une na necessidade de um câmbio de rumos nacionais. Registre-se aqui a indignação coletiva, calcada na certeza de que tudo poderia ser diferente. Escreva-se na pedra que chegará o dia em que tudo será diferente. Os filmes que exibimos ao longo desses 10 anos de existência são catalisadores de uma mudança lenta, gradual e irreversível”, ressalta Cardes Monção Amâncio, idealizador do Cinecipó.

Pelo segundo ano consecutivo, o festival, que antes se limitava à Serra do Cipó e a Belo Horizonte, agora ultrapassa os limites territoriais e espalha palavras e imagens urgentes por onde possam haver sujeitos questionadores. A programação desta edição conta com mais de 30 filmes, oficinas e conversas sobre cinema e vida que acontecem entre os dias 7 e 22 de dezembro, gratuitamente, no site www.cinecipo.com.br.

Os filmes da 10ª edição do Cinecipó – Festival do Filme Insurgente estão divididos em quatro conjuntos:
 “Cartografias políticas” – 7 a 10/12, “Fissuras do imaginário” – 11 a 14/12, “Cenas de enfrentamento” – 15 a 18/12, e “Resgates e salvaguardas” – 19 a 22/12. 

Também haverá uma sessão de títulos com acessibilidade para pessoas surdas e ensurdecidas e cegos. Além das exibições, acontecerão vários debates com realizadores, pesquisadores, críticos e personalidades.  A coordenação da curadoria fica a cargo de Luís Flores, Gabriel Araújo e Larissa Muniz. Pelo segundo ano consecutivo, jovens curadores, selecionados a partir de um chamado público de Cardes Amâncio, somaram na tarefa de escolha dos filmes. São eles: Ana Paula Vieira, Arthur Quadra, Júlia Noá, Juliana Soares, Luan Santos e Rogério Felix.

10o Cinecipó – Festival do Filme Insurgente é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Projeto 9º Cinecipó, nº 0285/2019, aprovado no Edital  IF 2018-2019 – Ano 2, oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016). O evento também conta com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A. e apoio da Embaúba Filmes.

Sobre o Cinecipó

O Cinecipó – Festival do Filme Insurgente teve sua primeira edição em 2011, na Serra do Cipó (MG). A proposta era realizar quatro dias de cinema ao ar livre, na praça e de graça, levando ao público filmes que não têm espaço na mídia convencional. Até 2015, o festival foi realizado na Serra do Cipó, Lapinha e Santana do Riacho. Também já foram realizadas mostras em outras partes do Brasil como Pernambuco e Brasília. O coletivo também produziu exibições itinerantes no Espaço Comum Luiz Estrela, Quilombo dos Marques, Quilombo do Palmital e em escolas públicas. Além dos filmes, o evento também oferece oficinas e workshops nas áreas de cinema, artes plásticas e música voltadas para a questão da sustentabilidade. Por causa da pandemia da COVID-19, em 2021 o festival acontece online e tem duração de um mês.  Em breve será lançado o livro “Cinema: afeto e territórios”, segundo volume editado no âmbito da parceria estabelecida entre o Cinecipó e a pós-graduação em estudos de linguagens do CEFET-MG. Interessados em participar do terceiro volume podem enviar popostas de capítulos.

SERVIÇO

10ª edição do Festival Cinecipó – Festival do Filme Insurgente

Data: 7 a 22 de dezembro no site www.cinecipo.com.br

*Online e gratuito

Livre

Anúncios