Festival “Mulheres Encenadoras em rede” - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Festival “Mulheres Encenadoras em rede”

12 junho as 19:00 16 junho as 19:30

Festival “Mulheres Encenadoras em rede” está de volta a BH

Criado com o objetivo de dar protagonismo às mulheres no campo da encenação e questionar sua invisibilidade ao longo da história das artes cênicas brasileiras, o festival traz, em sua segunda edição, uma programação diversificada e gratuita, composta por espetáculos nacionais e locais, residência artística, oficinas e rodas de conversa, que ocupam cinco espaços da capital mineira.

A encenadora e atriz mineira premiada, Grace Passô, grande nome da cena teatral no país, abre o festival para o público, no dia 01.06, sábado, com bate-papo sobre a sua trajetória, e ministra residência artística voltada para diretoras mulheres.

Mostra de Espetáculos

A “Mostra de Espetáculos” abre com “Isto também passará, antes que eu morra” (DF), com sessões nos dias 12 e 13/06, quarta e quinta-feira, no Galpão Cine Horto. Trabalho da Cia. víÇeras (Brasília) transita pelo teatro, o cinema documentário e a dança, apresentando histórias de quatro mulheres que se encontram e se misturam. A peça é toda construída a partir de vivências das atrizes e de suas mães, projetadas em um varal de roupas.

Já no dia 14/06, sexta, a partir das 20h, o Espaço Aberto Pierrot Lunar recebe “Por Visões” (MG). Tomando Cassandra como metáfora, o espetáculo explora o formato e a dinâmica de enunciação de uma palestra. Apoiando-se na capacidade de elaboração e demonstração do pensamento pela fala e conduzindo os participantes a pensarem ao vivo, as atrizes/palestrantes tratam do valor da palavra, nos dias atuais.

No dia 15/06, sábado, às 20h, na ZAP 18, será apresentado “Memorada” (MG). No espetáculo, dentre os muitos fios de tempo que se entrelaçam para tecer histórias sobre esse chão, uma voz profetiza a febre da Terra que despertará memórias enterradas vivas, até então apagadas e abafadas. Ainda na Zap 18, no dia 16/06, às 19h, tem o espetáculo “ABismo” (MG) da Cia Breve. Com dramaturgia e interpretação de Amora Tito, artista trans não binarie negra, traz ao público a vivência e o protagonismo de personagens que, comumente, são silenciados e reduzidos a estatísticas de violência. Inspirado em “Escrevivências” de Conceição Evaristo, pensamentos de Leda Maria Martins e também elementos da cultura Ballroom, a narrativa constrói possibilidades de amores e realidades permeadas por memórias, sonhos e aspirações de vida.

MOSTRA DE ESPETÁCULOS

12/06 e 13/06, quarta e quinta-feira – 19h30 – Galpão Cine Horto
ISTO TAMBÉM PASSARÁ, ANTES QUE EU MORRA (BRASÍLIA)

*Após o espetáculo será exibido mini DOC do processo com duração de vinte minutos

“Isto também passará, antes que eu morra” traz à cena quatro mulheres, seus conflitos, memórias, e a pluralidade do feminino que se remonta na troca com os espaços habitados pelo espetáculo e pela projeção de outras mulheres. Com dramaturgia expandida de linguagem contemporânea, o trabalho rompe as fronteiras entre o teatro, o cinema e a dança, apresentando histórias distintas que se encontram, se misturam e se refratam. Cria-se uma experiência única, um documentário de memórias e afetos do universo feminino construído a partir das vivências mais íntimas das atrizes em relação às suas mães projetadas em um varal de roupas. 90min | classificação indicativa 16 anos
Elenco: Aila Beatriz, Déborah Alessandra, Luciana Matias, Luênia Guedes
Classificação Indicativa: 16 anos

14/06, sexta feira, às 20h – Espaço Aberto Pierrot Lunar
ESPETÁCULO POR VISÕES (MG)

Tomando Cassandra como metáfora, o espetáculo explora o formato e a dinâmica de enunciação de uma palestra composta de três experimentos. Apoiando-se na capacidade de elaboração e demonstração do pensamento pela fala e conduzindo os participantes a pensarem ao vivo, as atrizes/palestrantes tratam do valor da palavra nos dias atuais, da possibilidade de se dar crédito e/ou de se questionar o significado de confiar, discutindo as existências ameaçadas do amor; das diferenças; dos silêncios e pausas; da sensibilidade; do viver como terceira via entre matar e morrer, e a onipresença da guerra. Tecendo canto e fala, tramando movimento e projeção de imagens, a performance traz à tona a materialidade das palavras e desafia a relação presente com o espectador.

Classificação: 14 anos. – *com intérprete de libras

15/06, sábado, às 20h – ZAP 18

ESPETÁCULO MEMORADA (MG)
Dentre os muitos fios de tempo que se entrelaçam para tecer histórias sobre esse chão, uma voz profetiza a febre da Terra que despertará memórias enterradas vivas. Até então apagadas, escondidas e abafadas, essas memórias ressurgem para conviver com as pessoas viventes do agora. Como de praxe, as forças contrárias tentam acuar e sufocar tudo aquilo que evoca outras dimensões de quem nós fomos, somos e seremos. *com intérprete de libras

16/06 , domingo, às 19h  – ZAP 18
ESPETÁCULO ABISMO (MG)
Encontro em uma encruzilhada todas que EU sou, todas que EU fui, todas que EU serei. Quem sou EU agora? *com intérprete de libras

Anúncios